Quem Somos
A história do movimento associativo da arquivologia brasileira remonta desde os anos 70, mais precisamente a partir do dia 20 de outubro de 1971, quando a Associação dos Arquivista Brasileiros (AAB) foi fundada por um grupo de Arquivistas que tinham o desejo de afirmarem cada vez mais a importância da profissão no país. Desde então, a comunidade arquivística brasileira busca articulação por meio dos grupos civis organizados.
Depois de algumas tentativas de articulação, em 23 de outubro de 2014, durante o VI Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), realizado em Santa Maria-RS, foi criado o Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq), constituído como um fórum permanente, de âmbito nacional, com o intuito de unificar as lutas e demandas da Arquivologia no Brasil, promovendo uma aproximação entre as associações existentes, com a intenção de fortalecê-las e estimular a reativação e surgimento de outras. Desde então o FNArq se mobiliza por meio de reuniões em que participam os representantes das diretorias das associações de Arquivistas e de Arquivologia do Brasil.
Nestes anos de existência o FNArq já mostrou que os grupos reunidos são mais fortes e articulados e que as ações de associativismo continuam a ter protagonismo no cenário nacional, reafirmando o compromisso das Associações perante os Arquivistas, Técnicos de Arquivo e demais profissionais de arquivo com a missão de defender os profissionais, a gestão dos documentos públicos e privados, a transparência e a memória.